"Da natureza, nada se tira a não ser Fotografias, nada se deixa além de pegadas, nada se Mata a não ser o tempo, nada se leva além de lembrenças e nada se trasforma a não ser a alma."

sábado, 31 de julho de 2010

Pedra Cabeça de Negro

Morro Cabeça de Negro
O Morro Cabeça de Negro se eleva a 1.113 metros de altitude e está situada no início da Serra dos Órgãos, a caminada e leve superios com duração de 1:30h á 2:00h e sua trilha começa no bairro do Alto da Serra pelo antigo caminho do trem na Serra Velha.
A Caminhada ao topo do Cabeça de Negro é verdadeiramente uma boa pedida para quem gosta de aventuras dentro da Mata Atlântica da região da Serra dos Órgãos. A trilha é de fácil acesso e apesar do enorme potencial que a montanha oferece para a escalada, ela possui apenas uma rota que atinge o cume. Rica em biodiversidade, com sorte pode-se observar pequenos macacos, tatus, aves e vários tipos de bromélias além do incrível visual de seu cume podendo avistar varias outras montanhas com a Pedra do Castelinho, a Pedra redonda ou ovo de colombo, o Morro Três irmãos, o Morro do Cortiço e outros alem da vista da Bahia de Guanabara e toda a Baixada Fluminence.


Fotografado da ponte velha do caminho do trem o Morro Três Irmãos, o Morro dos Macacos, a Pedra Redonda e a direita o Morro do Cortiço.

 

 

Como Chegar?

A trilha para a Cabeça de Negro começa no final do Caminho do Ouro, em uma rua de terra que segue para o alto de Petrópolis denominada de Estrada da Esperança, bem antes do belo pontilhão em arco conhecido como Viaduto da Grota Funda, na verdade a trilha começa um pouco depois do final do caminho do ouro, e caso você esteja seguindo sentido alto de Petrópolis é uma entradinha na mata a sua direita antes uns 200 metros da primeira ponte. Possivelmente o maior problema da trilha para a Cabeça de Negro é achar essa entrada e seu início, pois nesse local existem algumas entradas para a mata, simplesmente para a capitação de água para abastecer as residências da região, por isso foi criada nessa área uma rede de trilhas interligadas com a trilha que segue para o cume da Cabeça de Negro, e isso pode confundir um pouco a nossa orientação. Ou seja, entre a bifurcação do Caminho do Ouro e a primeira ponte (ponte simples de concreto) temos algumas entradas a direita na mata que podemos usar para seguir para o Cabeça de Negro.







Vista da Baía de Guanabara









caminho de cristais






Morro dos macacos e a pedra redonda
Vista da pedra do Castelinho e as torres do Morin









Vista do Morro Agulhas do Itacolomi

















 

 

 

 

 

 

 

 

Quando ir?

O inverno é a melhor estação do ano para se caminhar/escalar os morros de Petrópolis, principalmente nas de maior duração e/ou com pernoite, pois o tempo é bem mais estável. Nas demais estações é possível ir, mas esteja preparado para chuvas principalmente no final da tarde, no verão as temperaturas podem chegar perto dos 40°C.

3 comentários:

  1. Bela caminhada Eduardo...a próxima será o Açu pelo Caxambú.

    ResponderExcluir
  2. Bela montanha, uma boa opção de caminhada na minha próxima visita à Petrópolis :) Abraço

    ResponderExcluir
  3. Poxa morei próximo a toda essa região e não conhecia essa maravilha de biodiversidade.👏🏻👏🏻👏🏻👍🏻

    ResponderExcluir