"Da natureza, nada se tira a não ser Fotografias, nada se deixa além de pegadas, nada se Mata a não ser o tempo, nada se leva além de lembrenças e nada se trasforma a não ser a alma."

quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Morro do Bonet


O cume do Moro do Bonet se eleva a 1552 metros de altitude, caminhada leve, com duração de 45 minutos e com trilhas erodida que cria um pouco de dificuldade, inserida na reserva biológica do Tinguá localizada na região do Rocio em Petrópolis, região serrana do estado do Rio de Janeiro. O morro do Bonet fica praticamente em frente as antenas do centro de controle do CINDACTA 1,  que é responsável pelo controle do espaço aéreo.







Como Chegar?

O início da trilha para o Morro do Bonet fica na  estrada do Rocio a   7 km da BR-040 e um pouco antes de uma pequena queda d'água que fica em uma entrada no mato a esquerda, numa  pedra sempre molhada.

De ônibus
A partir da rodoviária do Bingen pega-se o ônibus Rocio, informa-se anteriormente sobre o horário deste ônibus. É escasso.
Desce quase chegando ao ponto final, numa curva para esquerda onde existe uma pequena queda d'água a esquerda, 

após a entrada de dois sítios a direita.


De carro
Seguir a BR-040 sentido Petrópolis, não entrar na cidade e continuar na estrada até pegar o retorno do Brazão antes de Araras, seguir voltando na BR-040 até uma entrada a direita sinalizada como o acesso para o CINDACTA l, essa rua é a estrada do Rocio, seguir nela por 7 Km até a entrada da trilha.

CINDACTA


Torres do Morin e Castelinho
 Quando Ir?
No geral o inverno é a melhor estação do ano para caminhar ou escalar os morros de Petrópolis, principalmente nas de maior duração e ou com pernoite, pois o tempo é bem estável. Nas demais estações é possivel ir, mas esteja preparado para chuvas principalmente no final da tarde, no verão as temperaturas podem chegar perto dos 40ºC. mas como a caminhada para o Morro do Bonet é bem curtinha essa caminhada é recomendada o ano inteiro. 

Vista da Baixada Fluminense na foto à cima e o Belvedere na BR-040  na foto à esquerda.  

Um comentário: