"Da natureza, nada se tira a não ser Fotografias, nada se deixa além de pegadas, nada se Mata a não ser o tempo, nada se leva além de lembrenças e nada se trasforma a não ser a alma."

Fotografia

Congelar a água ou deixá-la escorrer

O efeito da água em movimento é muito interessante.
Façamos uma experiência, para captar uma das fotos dessa experiência você precisará encontrarum local com um chafariz ou uma torneira. Monte a câmera sobre um tripé e posicione perto da bica. Faça a primeira foto com um tempo de exposição rápido (1/1000 de segundo, ou no minimo 1/500 de segundo).
Para a segunda foto, utilize um tempo de exposição muito mais longo: 1/5, 1/8 e, se a luz permitir, um segundo.
Observe os resultados: na primeira foto a água parece congelada



A água em movimento, como a vemos e ainda mais como a imaginamos, é parecida com a da foto em que utilizamos tempos mais lentos.


No mar, no rio, perto de uma cascata ...    
Lembre-se dessa experiência em outras cicuntâncias: se quiser reproduzir a intensidade de um rio caudaloso faça as fotos com tripé e com temposde exposição longos. Dessa forma, as ondas desaparecem e se capta o contínuo da água, que contrasta com as pedras, as árvores e toda a paisagem imovel, transmitindo um maior vigor e dinamismo á imagem.                                                       Uma vez que exposições tão longas podem ser um problema se houver muita luz, é melhor captar esse tipo de foto ao entardecer, quando a intensidade da da luz do sol é menor. E, obviamente, devem ser utilizados valores ISO bem baixos (100 ISO)