"Da natureza, nada se tira a não ser Fotografias, nada se deixa além de pegadas, nada se Mata a não ser o tempo, nada se leva além de lembrenças e nada se trasforma a não ser a alma."

Petrópolis na foto

Museu Imperial
Petrópolis é um município brasileiro do estado do Rio de Janeiro. Ocupa uma área de 774,606 km², contando com uma população de mais de 312.766 habitantes.
O cima ameno, as construções históricas e a abundante vegetação são grandes atrativos turísticos. Além disso, a cidade possui um movimentado comercio e serviços, além de produção agropecuaria e industrial. Fundada por iniciativa de Dom Pedro II, é chamada de Cidade Imperial.
Petrópolis localiza-se no topo de Serra da Estrela, pertencente ao conjunto montanhoso da Serra dos Órgãos, a 845 metros de altitude, sendo que a sede municipal está a 810 metros de altitude. Situa-se a 68 km do Rio de Janeiro. A Serra dos Órgãos é formada por montanhas acima de 2000 metros de altitude, com grandes paredes verticais com boas vias de escalada, vales profundos com grandes cachoeiras ideais para um banho gelado, tudo isso cercado de muito verde.


trem de ferro Leopoldina
A linha que unia o Centro do Rio de Janeiro a Petrópolis e Três Rios, foi construída por empresas diferentes em tempos diferentes. Uma pequena parte dela é a mais antiga do Brasil, construída pelo Barão de Mauá em 1854 e que unia o porto de Mauá à Raiz da Serra. O trecho entre esta última e a estação de Piabetá foi incorporada pela E.F.Príncipe do Grão-Pará, que construiu o prolongamento até Petrópolis e Areal entre os anos de 1883 e 1886. finalmente a estação de Areal foi unida á de Três Rios em 1900, já pela Leopoldina.  


Catedral de São Pedro de Alcântara
O edifício da catedral começou a ser construído em 1884. O projeto foi encomendado ao engenheiro e arquiteto baiano Francisco Caminhoá, que concebeu um edifício em estilo neo-gótico, inspirado especialmente nas antigas catedrais do norte da França.
A construção da catedral não parou após a proclamação da República e seguiu até 1901, quando as obras entram em um período de paralisação. Sob o comando do engenheiro Heitor da Silva Costa, a obra entra em uma segunda fase de atividade intensa em 1918. Finalmente, em 29 de Novembro de 1925, é inaugurada a nova matriz de Petrópolis, após 37 anos de trabalhos. O edifício, porém, não estava terminado, faltando a fachada principal e a torre, além de muito da decoração interna. As obras da fachada só começaram em 1929 e chegaram até o nível da rosácea na década de 1930. A torre só seria construída entre 1960 e1969.


Museu Casa Santos Dumont
A casa de Santos Dumont é uma pitoresca residência incrustada em uma localidade íngreme na cidade.
A casa possui algumas peculiaridades, como uma de suas últimas invenções que é o chuveiro com água quente, o único do Brasil àquela época, sendo aquecida a álcool, e também a escada externa onde se pode somente começar a subir com o pé direito, e a escada interna que se pode somente subir com o pé esquerdo, e a própía arquitetura da casa onde não é utilizada divisória entre os cómodos. A casa possui três andares, alem de um observatório, por sobre o telhado.  


Praça 14 Bis
 
Réplica em metal do avião 14 Bis procimo a casa de Santos Dumont.
O 14 Bis foi o primeiro avião mais pesado que o ar a conseguir decolar por seus próprios meios. Esse fato histórico teve lugar em Bagatelle no centro de Paris, no dia 23 de Outubro de 1906.


Trono de Fátima




A imagem de Nossa Senhora de Fátima foi esculpido na Itália, em mármore estatuário mede 3,50 m. A imagem está protegida por uma cúpula apoiada em sete colunas, que simbolizam os sete dons do Espírito Santo. Sobre a cúpula foi colocada a imagem de um anjo e na parte inferior há uma capela.
Construído em 1947, o trono é um monumento a Nossa Senhora de Fátima, localizado no alto de uma colina e de onde se vislumbra uma bela vista da cidade, com uma visão de 360º é um otimo lugar para ver o nascer e o por do sol.



Hotel Quitandinha
                                                                                                                                   Construído em 1944 por Joaquim Rolla, para ser o maior cassino hotel da América Latina, foi construído em estilo rococó hollywoodiano internamente e normando-francês externamente. Possui 50 mil metros quadrados e seis andares, divididos em 440 apartamentos e 13 grandes salões com até 10 metros de altura. A cúpula do salão Mauá é a segunda maior cúpula do mundo possuindo 30m de altura e 50m de diâmetro.  
O lago em toda a extensão de sua imponente fachada possui o formato do mapa do Brasil e foi construído como único suporte viável no caso de um inesperado incêndio.


Casa do Colono
A casa simples de 1847 pertenceu à família do colono alemão Johan Gottlieb Kayser. com suas paredes originais de pau-a-pique e barro misturado com capim, mantém móveis, utensílios e ferramentas utilizados pelos colonos alemães quando instalaram-se em Petrópolis.



Palácio de cristal

O Palácio de Cristal foi inaugurado em 1884, a estrutura pré-montada foi encomendada pelo Conde d'Eu, sendo construída nas oficinas da Sociedade Anônima Saint-Souver Lês Arras, na  França.
O local é utilizado para exposições e eventos, como a Bauernfest, festa anual em homenagem aos colonos alemães de Petrópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário